REFERÊNCIA: saúde de Caxias é exemplo na redução da mortalidade materna para todo Brasil


Com o trabalho intitulado “Da Maternidade da Morte para a Maternidade da Vida: a nova organização do cuidado às gestantes no interior do Maranhão”, a saúde municipal de saúde da cidade Caxias participou da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), que aconteceu em Brasília na última sexta-feira (06/12).

Concorrendo ao prêmio contra outros 1.180 trabalhos inscritos, a Saúde Caxiense ficou em 1º Lugar, sendo considerada um modelo para todo o Brasil.

Referência para mais de 50 municípios da macrorregião, a maternidade Camosina Coutinho conta com 75 leitos, sendo 10 de UTI, e atendimento de média e alta complexidade. São mais de 400 partos por mês, além dos testes de triagem.

Todas as mudanças para melhorar o atendimento resultaram, entre outubro de 2017 e setembro de 2018, em registro zero de mortes maternas.

Os esforços renderam, além do reconhecimento, um prêmio no valor R$ 50 mil, que serão aplicados em novas melhorias na unidade de saúde.

Cabe destacar que toda essa conquista foi possível apenas devido ao esforço intenso e dedicado e solitário da equipe de saúde do município, que faz a Saúde de Caxias sozinha, sem ajuda do Governo Estadual e dos milhões que irrigavam a Saúde caxiense em um passado não muito distante.

Faça um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?
Envie-nos uma mensagem agora para obter ajuda.
Powered by