Governo Federal informa fim da Rede Própria de Farmácias Populares
Em ofício circular enviado no último dia 28 de abril, o Governo Federal através do Ministério da Saúde comunica que está encerrado os repasses financeiros para manutenção da rede própria do Programa Farmácia Popular.
As discussões sobre o fim das unidades próprias começaram no segundo semestre de 2016, tendo o Ministério da Saúde e os Secretários Estaduais de Saúde se manifestado favorável à ideia. A decisão de fechar foi formalizada no final de março de 2017, em reunião com representantes dos Secretários Municipais de Saúde.
No ofício o Ministério da Saúde informa o fim do repasse de R$ 12,500.00 (doze mil e quinhentos reais) destinado a manutenção, e também informa o fim da operacionalização do programa pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
O Ministério da Saúde também coloca à disposição dos Municípios todo os estoque de Medicamento remanescente, que deverá ser doado para distribuição na Atenção Básica do Município após os procedimentos de fechamento da unidade.
![]() |
Medicação estará disponível na rede conveniada do Programa |
Agora, os produtos serão distribuídos unicamente pela rede de farmácias conveniadas. E essa medida do Ministério da Saúde prejudica os pacientes.
Comentários do Facebook